Ultimas

terça-feira, 12 de julho de 2016

HISTÓRIA DE FEIRA: ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA


Foi construído e inaugurado pelo Intendente Coronel Agostinho Fróes da Mota, a primeira Escola Municipal de Feira de Santana no ano de 1917 e daí, no ano de 1987 foi instalado o Arquivo Público Municipal de Feira de Santana criado a partir da Lei 1077/87 na gestão de Dr. José Falcão da Silva como finalidade principal, desempenhar atividades referentes a preservação e conservação de documentos evidenciando a memória histórica, geográfica, administrativa, técnica e jurídica  do município de Feira de Santana. Foi reinaugurado em 18 de setembro de 2002  pelo atual Prefeito José Ronaldo de Carvalho mantendo uma das identidades mais importantes do nosso município.


O Arquivo Público Municipal está à disposição de estudantes, professores, pesquisadores, com um acervo de mais 200 mil documentos sobre a história administrativa do nosso município, mais de 1000 livros históricos que fizeram parte do período da intendência até os dias atuais, projetos de construções de 1916 até 2002, escrituras de 1881 até 1888.

Temos uma sala de pesquisa decorada com quadros e resumo de biografia de nove personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Feira de Santana, dos quais a heroína Maria Quitéria, Georgina Erismann, Áureo Filho, Bernardino Bahia, Arnold Silva, monsenhor Renato Galvão, Agostinho Fróes da Motta, Dival Pitombo e João Marinho Falcão. O órgão também possui sala de exposição permanente com cinqüenta e cinco quadros de fotos antigas de Feira de Santana, do período de 1904 a 1950.

A estrutura oferece uma recepção, sala de atendimento, sala de apoio à pesquisa; sala de arquivo intermediário; sala de arquivo permanente, e a sala de livros históricos, livros antigos de contratos e nomeações da Guarda Municipal,  sala de triagem, para recebimento, conferência, e etiquetagem de documentos; sala de arquivo corrente que possibilita a análise de assuntos administrativos  com milhares de fichas funcionais de servidores públicos ativos e inativos e prestadores de serviços do  município, processos administrativos, decretos, leis, licitações, assuntos estes utilizados diariamente pelo Departamento de Recursos Humanos na Secretaria de Administração, sob o comando de Dr. João Marinho Gomes Júnior.

A qualidade e quantidade de documentos que compõem o acervo do Arquivo Público Municipal, são reconhecidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Ainda temos instalado o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, onde os seus colaboradores  contribuem para a preservação da história de Feira de Santana.


A grande novidade vai agradar ao município e, principalmente, às pessoas com deficiência. Com o apoio da Secretaria de Administração e autorizado pelo Diretor de Administração Geral Adilson Fernandes Guimarães, e o Secretário de Administração João Marinho Gomes Júnior e do Prefeito José Ronaldo de Carvalho, foram construídos uma rampa com acesso à Sala de Pesquisa e um banheiro com adaptação para esta população.

A nossa próxima meta consiste em aumentar o nosso acervo para pesquisa dos estudantes do ensino médio e universitário, mestrandos e doutorandos, bem como a digitalização de toda documentação.

O Arquivo fica aberto ao público, principalmente para estudantes, pesquisadores, historiadores e no caso de visitas de escolas com grande número de alunos é necessário agendamento. Funcionamento de segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h na Av. Senhor dos Passos, 1101 – Centro – Tel. 3603-7770 - arquivo.publico@pmfs.ba.gov.br.


 "Aqui está a identidade de nosso município”. Nossas conquistas, nossa história, nossa cultura. 


Informações cedida por: Gleide Maria Bastos Silva Figuerêdo, chefe Divisão do Arquivo Público Municipal

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Arquivo Público Municipal de Feira de Santana! Além de sua notória importância na preservação da história do município é impossível passar despercebido a bonita iniciativa em investir na adaptação de sua estrutura para melhor atender ao público com deficiência. Parabéns pelo exemplo, pelo comprometimento, seriedade e excelência dos serviços prestados junto a toda comunidade.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Muito interessante e proveitoso!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Gleide pela matéria e parabéns pelo arquivo, muito bom os jovens terem acesso às histórias da cidade..

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Gleide pela matéria e parabéns pelo arquivo, muito bom os jovens terem acesso às histórias da cidade..

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Gleide linda matéria, é essencial para nossa cidade, lindo trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Gleide. Trabalho belíssimo. Você faz a diferença na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Gleide. Trabalho belíssimo. Você faz a diferença na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!!! Muito interessante e proveitoso!!!

    ResponderExcluir
  11. Como é bom saber que temos um espaço que guardar com fidelidade as riquezas da nossa terra e do povo. E melhor ainda é contar com o trabalho de excelência da nossa amiga Gleide!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo empenho e dedicação de todos que contribuíram para que o Arquivo Público Municipal estivesse em melhor condição. Em especial a chefe da divisão que tem se dedicado muito, msm com tantas dificuldades financeiras encontradas pelo caminho

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 ROTATIVO SANTIAGO NEWS
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates